"Mas agora, ó Senhor, Tu és o nosso Pai; nós o barro e Tu , o nosso Oleiro, e todos nós obra das tuas mãos." Isaías 64:8
Não sei se você já teve a oportunidade de ver a fabricação de um vaso de barro. Ele é moldado pelas mãos do oleiro, mas para que se torne um vaso de valor, é preciso que, depois de moldado, seja levado ao forno em alta temperatura e não se quebre. Aquela argila que está sendo usada para sua fabricação, precisa estar limpa, sem conter pedrinhas ou pedaços de raiz de capim, para que quando o vaso seja levado ao forno não rache ou quebre.
A argila é um material de baixo valor, mas ela poderá chegar a ter um grande valor depois de transformada.
A palavra de Deus compara o homem com a argila, pois se pudéssemos colocar o homem numa máquina para dissolve-lo, o máximo que conseguiríamos tirar dele era uma quantidade de ferro que talvez desse para fabricar apenas dois pregos, quem sabe uns 70% de água e uns 3% de outras pequenas substâncias.
Assim, como os vasos são moldados pelas mãos do oleiro, Deus também quer nos moldar. Quer que deixemos os nossos maus hábitos para trás, bem como o nosso passado sujo. Ele quer dar à nossa vida nova forma.
Como a argila, o homem também precisa estar puro de coração, sem pedrinhas de tropeço e sem más raízes.
Mateus 15:11 diz que o que sai da boca do homem procedo do coração, e é isso que contamina o homem.
Jesus usa o vocábulo coração para representar a faculdade que planeja e decide. Na verdade, a mente é que é a sede dos pensamentos e decisões. É dela que procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituições, furtos, falsos testemunhos, brasfêmeas e etc.
O Espírito Santo também atua na mente do homem e todos os atos ou gestos são dirigidos por esse comando motor (sensório). Desta maneira estas coisas procedem, não do coração, mas da mente.
A obra do Espírito Santo é Cristocêntrica, isto é, o Espírito Santo nada faz contrário ao que Cristo ensinou.
Você só é um vaso nas mãos do Oleiro quando você coloca todos os seus projetos de acordo com a vontade de Deus e deixa que através da Sua palavra Ele faça tudo em sua vida. O homem sábio é aquele que tem conhecimento da palavra de Deus e a pratica em obediência. As pessoas não são escolhidas por Deus por serem perfeitas, Deus as toma tais como são, as prepara e as molda, para que pelo conhecimento e observância da verdade, mediante a graça de Cristo, possam ser transformadas à Sua imagem.
Na palavra de Deus temos vários exemplos assim: um deles é Judas. Ele era um discípulo tanto quanto os outros, teve as mesmas oportunidade que todos, mas lição após lição foram desatendidas aos seus ouvidos. Judas tinha a boa aparência, era imponente, era dotado de perspicácia e habilidade executiva, mas malévolos pensamentos eram nutridos, até que Satanás tomou inteiro domínio sobre o homem e Judas tornou-se um representante do inimigo de Cristo.
João, também era discípulo. Ele e seu irmão Jacob, eram chamados de filhos do trovão em especial, o primeiro tinha mal gênio, era vingativo, nutria espírito de crítica e era ambicioso de ser o primeiro no reino, mas, dia-a-dia, seu próprio espírito violento contemplava a ternura e a longanimidade de Cristo e assim aprendia as lições de humildade e de paciência. Com isso acabou tendo o mais íntimo contato com Cristo. Passou a ser manso, humilde, dócil e submisso.
Aquele que chamou os pecadores da galiléia, chama ainda hoje homens ao seu serviço. Não vos basta, disse Ele, ouvirdes minhas palavras. Cumpri-vos pela obediência torná-las o fundamento do vosso caráter. O próprio eu não passa de areia movediça.
Escolha hoje ser um vaso nas mãos do Oleiro e você verá que toda a vitória realizada pela palavra de Deus é permanente. Seja um vitorioso, uma pessoa de grandes valores, em nome de Jesus Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário